segunda-feira, 6 de julho de 2015

Pesquisas são Ridículas

Pesquisas são feitas para tentar descobrir alguma coisa. Pesquisas eleitorais são feitas para descobrir a intenção de voto da população, pesquisas de torcidas são feitas para descobrir o número de torcedores dos times, pesquisas de audiências de televisão são feitas para descobrir as audiências dos canais...

Pesquisas são feitas pegando menos de 0,01% da população e dizendo que essa fração representa 100% da população. Geralmente as pesquisas para presidente chegam quase perto dos números reais, porque eles pegam os números desse 0,01% e se essa pesquisa apresentar um número que não bata com o consenso deles ou for muito diferentes das outras pesquisas, provavelmente esses números são descartados e é refeito a pesquisa, o que sustenta isso é que nunca vimos uma pesquisa com o resultado extremamente diferente das outras pesquisas e fazendo pesquisas é muito provável que pelo menos uma pesquisa vai sair com o resultado extremamente diferente.


Nessa imagem tem 8.836 quadrados, eu fiz uma pesquisa com 4 quadrados, que representam 0,0452% do total, porcentagem mais de 10 vezes maior que as utilizadas em muitas pesquisas. Minha pesquisa indicou que 50% dos quadrados, que representam 4.418 quadrados, são azuis e 50% dos quadrados, que representam 4.418 quadrados, são pretos, minha pesquisa mostrou um resultado totalmente errado. Na verdade 74 quadrados são azuis e 8.762 quadrados são pretos. Minha pesquisa poderia ter sido pior, se eu tivesse feito a pesquisa com os 4 quadrados dentro do círculo verde, minha pesquisa teria indicado que 100% dos quadrados são azuis e 0% dos quadrados são pretos. Casos como este provavelmente acontece em todos os tipos de pesquisas e provavelmente são descartados. Lembre-se que essa minha pesquisa dos quadrados é mais de 10 vezes mais precisa que muitas pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário