quinta-feira, 29 de novembro de 2018

O Meu Pi

Sem transformar o triângulo equilátero em um triângulo retângulo, as pessoas calculam a altura do triângulo equilátero dessa forma:

h = (l / 2) * √3

Se o lado for 50, a altura vai ser 25 √3. 

O resultado da altura ser metade do lado vezes a raiz quadrada de 3, faz com que as pessoas não entendam e faz com que elas não consigam calcular a altura real quando forem precisar para algo concreto. 

R = 50 / 43,30127018922193 

A razão entre os lados e a altura de um triângulo equilátero, é 1,154700538379252. 

Para calcular o perímetro e o diâmetro de um círculo, é usado o Pi. 

O Pi é a razão entre o perímetro e o diâmetro, e é abreviado para 3,14. Dessa forma os resultados não ficam exatos, mas faz com que as pessoas entendam e faz com que elas consigam calcular o perímetro e o diâmetro quando precisam para algo concreto. 

Deve ser criado um nome para a razão entre os lados e a altura de um triângulo equilátero, e deve ser abreviado para 1,15. 

Os resultados das contas que utilizarem essa razão, vão ficar mais precisos do que os resultados das contas que utilizam o Pi, porque essa razão tem 16 dígitos, enquanto o Pi tem mais de milhões. 

Quando as pessoas forem calcular a altura de um triângulo equilátero que tem os lados de 50 metros, elas terão que dividir 50 por 1,15, ao invés de dividir 50 por 2 e colocar na frente √3, e o resultado será 43,47, ao invés de 25 √3.

Do jeito que está, os alunos passam de ano decorando essa conta, ao invés de entendendo. 

Pouco tempo depois, eles esquecem. 

Peguem 20 adultos na rua e vejam quantos deles conseguem calcular a altura de um triângulo equilátero sabendo os lados, e os lados sabendo a altura. 

Depois vejam quantos deles conseguem calcular o perímetro de um círculo sabendo o diâmetro e o Pi, e o diâmetro sabendo o perímetro e o Pi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário