"Paremos de indagar o que o futuro nos reserva e recebamos como um presente o que quer que nos traga o dia de hoje."
Heráclito
Essa frase diz que devemos parar de nos indagar com o futuro e aceitar o que vier como um presente, seja bom ou ruim.
O trecho "...o que quer que nos traga o dia de hoje." se refere à um futuro próximo, o que acontecer até o final do dia.
Se uma pessoa acordar cedo e decidir seguir essa frase dele:
Essa pessoa vai dirigir sem o cinto de segurança (sem indagar o que o futuro reserva) e vai dirigir sem se preocupar com a velocidade (sem indagar o que o futuro reserva). Se acontecer um acidente com essa pessoa e essa pessoa ficar gravemente ferida, Heráclito quer que essa pessoa aceite ficar gravemente ferida como um presente;
Essa pessoa vai gastar o seu dinheiro sem nenhuma restrição (sem indagar o que o futuro reserva). Se no final do dia essa pessoa ficar sem dinheiro, Heráclito quer que essa pessoa aceite ficar sem dinheiro como um presente.
Se pessoas seguissem essa frase dele, elas não se preocupariam em guardar dinheiro, em colocar o cinto de segurança no carro, em cuidar da saúde, em tentar evitar acidentes e outras coisas, e diz ainda na frase para as pessoas receberem como um presente o que vier.
Essa frase de Heráclito é um péssimo conselho. Devemos nos indagar com o futuro para tentar evitar que venha coisas ruins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário