quinta-feira, 25 de junho de 2020

Falha do Xadrez

Vejam essas partidas:

Primeira partida


As brancas jogam Dxa6, as pretas jogam Cxa6 e as brancas jogam Bxa6.

É a vez das pretas.

Segunda partida


As brancas jogam Tb8, as pretas jogam Txb8 e as brancas jogam Be4.

É a vez das pretas.

Terceira partida


As brancas jogam Bd5, as pretas jogam Dxd5 e as brancas jogam Cxd5.

É a vez das pretas.

Quarta partida


As brancas jogam Dh1, as pretas jogam Dxh1, as brancas jogam Cxh1, as pretas jogam a4, as brancas jogam Cg3, as pretas jogam a3, as brancas jogam Ce4, as pretas jogam a2, as brancas jogam Ced6, as pretas promovem para dama e as brancas jogam Cc7.

É a vez das pretas.

Quinta partida


As brancas jogam Bg2, as pretas jogam Dxg2, as brancas jogam Cxg2, as pretas jogam d5, as brancas jogam Cf4, as pretas jogam d4 e as brancas jogam Cd5.

É a vez das pretas.


O Stockfish diz que nas cinco partidas as brancas dão xeque mate em um lance.

As pretas têm um recurso que empata as cinco partidas.

Os computadores não conseguem ver esse recurso.

Pense por 5 minutos em como as pretas empatam as cinco partidas.

Quando acaba o tempo de um jogador e o outro jogador está com rei e cavalo ou rei e dois cavalos ou rei e bispo, é empate. Isso é uma falha do xadrez.

Para as pretas empatarem as cinco partidas, é só elas deixarem o tempo cair.

Em finais quando jogadores sacrificam peças para dar xeque mate e ficam só com um ou dois cavalos ou um bispo, os adversários podem deixar o tempo cair e conseguir empate por tempo contra material insuficiente.

No chess.com são jogadas 3 milhões de partidas por dia.

Em partidas bullet e blitz, muitas partidas devem acabar empatadas por essa falha. Um jogador coloca o adversário numa sequência de xeque mate, o adversário começa a pensar mais e a gastar mais tempo, o jogador sacrifica peças para dar xeque mate e fica só com um cavalo ou dois cavalos ou um bispo, e acaba o tempo do adversário. Partida empatada.

No xadrez tem muitos empates. Uma regra que diz que é empate se acabar o tempo de um jogador e o outro estiver com material insuficiente, contribui para isso e faz com que partidas que um jogador merecia ganhar, acabem empatadas.

Ao saberem dessa falha, muitos jogadores vão deixar o seu tempo cair para empatar uma partida perdida.

Os jogadores que estão ganhando têm que se preocupar se o seu adversário vai fazer um perpétuo. Fazer os jogadores que estão prestes a dar xeque mate terem que se preocupar se o seu adversário vai deixar o seu tempo cair, é ridículo.

Essa falha permite que os jogadores que estão perdendo entrem de propósito numa sequência que o seu adversário fica só com um ou dois cavalos ou um bispo e dá xeque mate, para deixarem o seu tempo cair e conseguirem empatar.

A regra da FIDE diz que quando acaba o tempo de um jogador e o outro jogador consegue dar xeque mate através de uma sequência de lances, é vitória do outro jogador. Isso também é uma falha do xadrez.

Essa regra faz com que o jogador que está com uma dama e 3 peões perca para o jogador que está com um bispo.

O conselho que eu dou para a FIDE e para os sites de xadrez, é que quando acabar o tempo de um jogador que está com material suficiente e o outro estiver com um ou dois cavalos ou bispo, deixe o jogador que está com um ou dois cavalos ou bispo decidir se quer continuar jogando.

Se ele não quiser, a partida vai empatar.

Se ele quiser, os dois jogadores vão ganhar tempo e a partida vai continuar.

Se a partida continuar e acabar o tempo de um jogador, esse jogador vai perder.

Dessa forma não vai mais acontecer a injustiça que aconteceu na partida entre Magnus Carlsen e Alireza Firouzja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário