Um sistema que vai mostrar qual é a eficiência do combustível que foi colocado em relação a eficiência da gasolina e do álcool não adulterados.
Essa minha invenção será parecida com a minha anterior.
A diferença dela para a outra, é que ela vai mostrar a eficiência do combustível que foi colocado, enquanto a outra vai mostrar o combustível que mais se aproxima da eficiência do que foi colocado.
Uma pessoa abastece 50 litros e dirige.
Nos primeiros quilômetros, o sistema vai ver que o carro está fazendo 19 km/l e que o primeiro carro do simulador está fazendo 20 km/l e o segundo está fazendo 15 km/l. Ele vai registrar que o combustível que foi abastecido está com 97,5% da eficiência da gasolina e 130% da eficiência do álcool.
Quando o tanque está com 20 litros, essa pessoa abastece 30 litros.
Nos primeiros quilômetros, o sistema vai ver que o carro está fazendo 23 km/l e que o primeiro carro do simulador está fazendo 25 km/l e o segundo está fazendo 19 km/l.
[(23 * 50) – (25 * 97,5 / 100 * 20)] / 30
[1.150 – 487,5] / 30
662,5 / 30 = 22,08333333333333
Ele vai registrar que o combustível que foi abastecido está com 88,33% da eficiência da gasolina e 116,22% da eficiência do álcool.
Quando o sistema detectar que a eficiência do combustível é menos de 95% do álcool, ou mais de 105% do álcool e menos de 95% da gasolina, ele vai avisar ao motorista que o combustível que foi colocado é adulterado.
O sistema vai salvar todos os dias e as horas que o carro foi abastecido, a quantidade de litros que foram colocados em cada um desses abastecimentos, e a eficiência de cada combustível que foi colocado.
O motorista poderá acessar essas informações na tela.
O sistema não vai detectar todas as vezes que será colocado gasolina adulterada, porque as vezes a gasolina adulterada terá a eficiência do álcool não adulterado.
Se o motorista colocar gasolina e o sistema mostrar que a eficiência do combustível que foi colocado é menos de 95% da gasolina, ele saberá que foi colocado gasolina adulterada.
Ele poderá ir na polícia e denunciar esse posto. As informações do sistema mostrando os dias e as horas que o carro foi abastecido, a quantidade de litros que foram colocados em cada um desses abastecimentos, e a eficiência de cada combustível que foi colocado, e o extrato do cartão de crédito do motorista mostrando que abasteceu nesse posto nesse dia e nessa hora, serão suficientes para provar que esse posto adultera combustível.
Os motoristas saberão quais postos adulteram combustível e quais postos vendem combustíveis mais eficientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário