Quando eu fui falar da encenação que fizeram no Oscar, eu criei uma forma de fazer isso.
Olhe essas situações:
Aconteceu 0 vez entre 300.
Aconteceu 1 vez entre 300.
Aconteceu 2 vezes entre 300.
Aconteceu 3 vezes entre 300.
A segunda probabilidade é 1 para 300.
A terceira probabilidade é 1 para 150.
A quarta probabilidade é 1 para 100.
Repare que as probabilidades são descritas com o número 1 seguido do número de oportunidades, que quanto mais vezes aconteceu em relação as oportunidades, maior é a probabilidade de acontecer, e que quanto maior a probabilidade, menor é o número de oportunidades.
Se as probabilidades são descritas com 1 seguido do número de oportunidades, então a primeira probabilidade deve ter 1.
Se quanto mais vezes aconteceu em relação as oportunidades, maior é a probabilidade de acontecer, então a segunda probabilidade é mais provável que a primeira.
Se quanto maior a probabilidade, menor é o número de oportunidades, então a primeira probabilidade, por ser menos provável que a segunda probabilidade e por as duas estarem descritas com o número 1 seguido do número de oportunidades, deve ter o número de oportunidades maior que 300.
Disso percebemos que a probabilidade de acontecer algo que não aconteceu nenhuma vez, é 1 para X, sendo nesse caso X > 300.
Nós não sabemos quantas oportunidades a mais de 300, é necessário para que aconteça uma vez. Nós sabemos que ela precisa de pelo menos mais uma.
Disso percebemos que ela tem o número de oportunidades da segunda mais 1.
X = 300 + 1
Se colocarmos um número maior que 1, no lugar do 1, estaremos prevendo o futuro.
Se colocarmos 2, estaremos dizendo que ela precisa de mais 2 oportunidades para acontecer uma vez e que ela em mais 2 oportunidades vai acontecer só uma vez.
Se colocarmos 90, estaremos dizendo que ela precisa de mais 90 oportunidades para acontecer uma vez e que ela em mais 90 oportunidades vai acontecer só uma vez.
Ao colocarmos 1, estamos dizendo que não sabemos mais quantas oportunidades ela precisa para acontecer uma vez, mas sabemos que ela precisa de pelo menos mais uma.
A primeira probabilidade é 1 para 300 + 1.
Probabilidade de acontecer algo que não aconteceu nenhuma vez < probabilidade de acontecer algo que aconteceu uma vez < probabilidade de acontecer algo que aconteceu duas vezes < probabilidade de acontecer algo que aconteceu três vezes.
1 para 300 + 1 < 1 para 300 < 1 para 300 / 2 < 1 para 300 / 3
Para calcular a probabilidade de acontecer algo que nunca aconteceu, deve-se adicionar 1 ao número de oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário